Monday, October 23, 2006

 

londela: October 2006
Aqui começou aquela que foi a viagem do meu sonho de trinta anos.Ir beijar o chão da Terra que me viu nascer. Fui a Angola, fui a Nova Sintra no distrito do Bié. Quando junto destas cubatas chamei a mim aqueles miúdos, não pude conter as lágrimas. Pensei...este é o meu povo, esta é a minha gente. Não queria acreditar que naquele momento eu estaria ali de corpo e alma. A verdade é que estive lá! Senti-me pequeno perante tão heróica gente que suplantou as agruras da guerra. Eles sim foram os heróis, porque sem armas lutaram pela vida. Sofreram! A imagem da destruição, do abandono dilacerou o meu coração. Mesmo mentalizado para ao que ia, senti-me presente hà duzentos anos atrás.Por consequência, o choque foi enorme!Mas Angola e os Angolanos continuam iguais a si próprios. A pureza de tudo que naquela Terra há, é identica a das suas gentes.A humildade que engrandece qualquer ser humano está bem patente no mais pequenino dos angolanos.Eu acredito! Nós na diáspora acreditamos que Angola está a crescer!Vai continuar a crescer! Porque um povo que resistiu a 30 anos de sofrimento, é valoroso na sua essência, nâo se escondendo na capa do "coitadinho"!
Continua a lutar e pouco a pouco, sim, vai fazendo sentido que grite dizendo a vitória sempre, ou certa, esta é a vitória do POVO ANGOLANO!

Comments:
é bom sabe-lo de volta
 
obrigado, amigo zé!O meu lugar é aqui.Fui matar saudades de 30 anos de distância. A vida é assim, ingrata para uns e boa para os afortunados. Não sei onde me colocar! Mas, ingrata? Pois é, tive que abandonar a minha terra na flôr da idade, e...em que condições!!!Boa? pois é, foi boa, constitui uma bela família numa boa terra com gente boa que me estimou e que eu estimo. Bem hajam
Helder Sabino
 
Amigo Sabino. Gostei imenso de ler a sua história, é igual a minha. Eu gostei imenso de rever a minha terra, e tudo o que lá estava. Para minha foi o meu euromilhões ou ainda melhor que isso.
O meu abraço e espero um dia poder conhece-lo pessoalmente. Maurício Silva
 
Força! Sabino! Obrigado pelo testemunho.
Percorri aquelas estradas de comboio, autocarro e boleia!!! Entre dezembro de 1970 e Outubro de 1975...Catabola, Kuito, Malange, Huambo, Sá da Bandeira, Luanda, Serpa Pinto, Jamba....
Que saudades!!!

João Rodrigues
 
Morei durante nove meses junto à Escola que o Sabino frequentou ( de 1970 a 1971)- treinei no Sporting de Nova Sintra e participei num torneio de FUTSAL .
O meu tio era comerciante e tinha negócio perto da escola e na chiss(ç)amba. ( Manuel Rodrigues).
Gostei da foto da equipa de Futebol...alguns nomes são uma referência desportiva.

João Rodrigues
João Rodrigues
 
Post a Comment



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?