Tuesday, April 18, 2006
NOVA SINTRA - CATABOLA -BIÉ
RESENHA HISTÓRICA:

O concelho de Nova Sintra foi un antigo Posto Administrativo chamado Catabola, situa-se no distrito do Bié, em pleno coração de Angola, entre as cidades de Silva Porto e de General Machado (Camacupa),numa altitude de 1.524 metros ao longo dos caminhos de ferro de Benguela, ao km 676. Foi criada pelo Decreto 134 de 1 de Maio de 1922 pelo comissário NORTON DE MATOS. Contudo foi em 1845 que o Sertanejo Português Francisco Ferreira da Silva (o Silva do Porto, fazendo homenagem à Cidade Portuguesa de onde era natural, o Porto) que por aquele planalto central se instalou, passando esse povoado a chamar-se Belmonte e para mais tarde ficar com o seu próprio nome.
- Nova Sintra, era então o POSTO ADMINISTRATIVO DE CATABOLA, situada ao longo do Caminho de Ferro de Benguela, ao quilómetro 676. Na década de 60 o Posto foi elevado a Vila, ficando o concelho subdividido pelos postos Administrativos da Chipeta, Chiúca, Caiuera e Sande. Vila com bastante comércio e muita indústria, ainda assim, era mais conhecida pela sua produtividade no que concerne à agricultura e à pecuária, que, através dos Caminhos de Ferro, fazia fluir de lés a lés o produto que o Grémio de Cereais ali juntava.
- Nova Sintra era um dos concelhos do Distrito do Bié que em conjunto com os outros, formavam uma Área equivalente à de Portugal continental, pelo que se pode calcular mais ou menos a área ocupada por aquela Vila no distrito.
- Na Densidade Populacional, verificaram-se alterações significativas, tendo em conta o êxodo populacional constante para áreas onde a sobrevivência se tornasse mais fácil.
- Na Densidade Demográfica, era em tempos idos uma referência pela sua vasta população indígena que se encontrava concentrada nos arredores dos municípios, ou nos chamados, kimbos.
- A Vila tinha várias Instituições de destacadas referências representadas por nomes de personalidades respeitáveis como o digníssimo Médico Doutor WALTER STRANGUAY, que vindo do Canadá, sua terra Natal, criou aquele que foi um dos melhores hospitais de Angola, o famoso HOSPITAL MISSIONÁRIO DA CHISSAMBA, que distava cerca de dez quilómetros da vila. Ali coadjuvado pela ilustre Srª. Doutora Elizabethe, que juntamente efectuaram autenticos milagres na área da medicina.
- Na educação começa por ter destaque a escola primária Luis Verney de Nova Sintra, de onde saíram pessoas bastante influentes na sociedade. Assim como o Instituto Artur de Paiva que estava a cargo das Irmãs da Caridade que ali acolhiam as crianças do sexo feminino desprovidas de sorte na vida por este ou aquele motivo. Já na década de 70 foi criado o Ciclo Preparatório que viria tambem ele a dignificar ainda mais a Vila de Nova Sintra. Atravessada pelo C.F.B. e com o Grémio dos Cereais, serviram de mais-valia para a economia e desenvolvimento local.
- De destacar também um modesto mas significativo monumento, colocado em pleno centro do Jardim, justamente para evocar a celebridade da importancia e valor do Dr. W. Stranguay acima referido.
- No desporto, O Sporting Clube de Nova Sintra, fundado em 1932, era sem dúvida a grande referência na região. Com uma componente em valores individuais de grande destaque a nível distrital. Levando a que por fim os Júniores do Clube aos quais fiz parte enquanto jogador, se sagrassem campeões distritais, sob a direcção técnica de Nini Coutinho, disputando desta feita a competição provincial da modalidade.
- Não vou deixar de mencionar figuras de que foram ilustres como os chefes de posto que por lá passaram e que naturalmente contribuiram para o desenvolvimento daquela localidade. A saber: O Sr. Carranca Santos; o Sr. Vasco Santos; o Sr. Castelo Branco (Saiamba); o Sr. Simões, o Sr. Nogueira e por fim o mais conhecido, talvez por ser o último, o Sr. Chefe Mangueicha. Mas havia outros, também eles ilustres no domínio das suas funções, tal como o Sr. Doutor Maia, o Rev. Padre Guilherme e todos os Comerciantes que na Vila ou nos arredores, vulgo (vicandjos), dignificaram a vila de Nova Sintra.
Ao terminar, deixo aqui um pensamento:
ASSIM, FICOU-ME NA MEMÓRIA
UMA VIDA ALI VIVIDA
CURTA NA SUA ESSÊNCIA
QUE O DISTINO MATREIRO
RESOLVEU TRAIR
COMO QUE
ARRANCANDO AS PÉTALAS
DAQUELA QUE FOI
A MAIS BELA FLOR AFRICANA
ATIRANDO-AS PARA CÁ DO OCEANO
CADA UMA À SUA SORTE.
Helder Eduardo Briro Sabino
Elvas,18 de Abril de 2006