Tuesday, April 25, 2006


londela
ESTIVEMOS LÁ...EU E O MEU IRMÃO zeca sabino! E VIMOS COMO JAZEM À BEIRA DAS ESTRADAS OS INSTRUMENTOS DOS FAZEDORES DE SOFRIMENTO!
Helder Sabino
Monday, April 24, 2006

ESCOLA PRIMÁRIA LUIS VERNEY DE NOVA SINTRA
Esta é uma mensagem
Um recado
Uma saudação
Um aceno
De alegria ou de tristeza
Daquilo que nos vai na alma
Pode ser um beijo
Grande ou pequeno
OU APENAS UM ADEUS
Pode ser saudade
Tristeza ou alegria
Lembraças
De uma mocidade
Ali vivida
Na nossa escola
Onde aprendemos
A lêr e escrever
De onde partimos para a vida.
Pode ser Dôr
Lágrimas
Pode ser tudo
Mas não deixará de ser
Enquanto estiver de pé
A escola primária
A escola da minha terra
A escola
ONDE DEI OS PRIMEIROS PASSOS
Os passos para a vida.
Helder Eduardo Brito Sabino
Tuesday, April 18, 2006
NOVA SINTRA - CATABOLA -BIÉ
RESENHA HISTÓRICA:

O concelho de Nova Sintra foi un antigo Posto Administrativo chamado Catabola, situa-se no distrito do Bié, em pleno coração de Angola, entre as cidades de Silva Porto e de General Machado (Camacupa),numa altitude de 1.524 metros ao longo dos caminhos de ferro de Benguela, ao km 676. Foi criada pelo Decreto 134 de 1 de Maio de 1922 pelo comissário NORTON DE MATOS. Contudo foi em 1845 que o Sertanejo Português Francisco Ferreira da Silva (o Silva do Porto, fazendo homenagem à Cidade Portuguesa de onde era natural, o Porto) que por aquele planalto central se instalou, passando esse povoado a chamar-se Belmonte e para mais tarde ficar com o seu próprio nome.
- Nova Sintra, era então o POSTO ADMINISTRATIVO DE CATABOLA, situada ao longo do Caminho de Ferro de Benguela, ao quilómetro 676. Na década de 60 o Posto foi elevado a Vila, ficando o concelho subdividido pelos postos Administrativos da Chipeta, Chiúca, Caiuera e Sande. Vila com bastante comércio e muita indústria, ainda assim, era mais conhecida pela sua produtividade no que concerne à agricultura e à pecuária, que, através dos Caminhos de Ferro, fazia fluir de lés a lés o produto que o Grémio de Cereais ali juntava.
- Nova Sintra era um dos concelhos do Distrito do Bié que em conjunto com os outros, formavam uma Área equivalente à de Portugal continental, pelo que se pode calcular mais ou menos a área ocupada por aquela Vila no distrito.
- Na Densidade Populacional, verificaram-se alterações significativas, tendo em conta o êxodo populacional constante para áreas onde a sobrevivência se tornasse mais fácil.
- Na Densidade Demográfica, era em tempos idos uma referência pela sua vasta população indígena que se encontrava concentrada nos arredores dos municípios, ou nos chamados, kimbos.
- A Vila tinha várias Instituições de destacadas referências representadas por nomes de personalidades respeitáveis como o digníssimo Médico Doutor WALTER STRANGUAY, que vindo do Canadá, sua terra Natal, criou aquele que foi um dos melhores hospitais de Angola, o famoso HOSPITAL MISSIONÁRIO DA CHISSAMBA, que distava cerca de dez quilómetros da vila. Ali coadjuvado pela ilustre Srª. Doutora Elizabethe, que juntamente efectuaram autenticos milagres na área da medicina.
- Na educação começa por ter destaque a escola primária Luis Verney de Nova Sintra, de onde saíram pessoas bastante influentes na sociedade. Assim como o Instituto Artur de Paiva que estava a cargo das Irmãs da Caridade que ali acolhiam as crianças do sexo feminino desprovidas de sorte na vida por este ou aquele motivo. Já na década de 70 foi criado o Ciclo Preparatório que viria tambem ele a dignificar ainda mais a Vila de Nova Sintra. Atravessada pelo C.F.B. e com o Grémio dos Cereais, serviram de mais-valia para a economia e desenvolvimento local.
- De destacar também um modesto mas significativo monumento, colocado em pleno centro do Jardim, justamente para evocar a celebridade da importancia e valor do Dr. W. Stranguay acima referido.
- No desporto, O Sporting Clube de Nova Sintra, fundado em 1932, era sem dúvida a grande referência na região. Com uma componente em valores individuais de grande destaque a nível distrital. Levando a que por fim os Júniores do Clube aos quais fiz parte enquanto jogador, se sagrassem campeões distritais, sob a direcção técnica de Nini Coutinho, disputando desta feita a competição provincial da modalidade.
- Não vou deixar de mencionar figuras de que foram ilustres como os chefes de posto que por lá passaram e que naturalmente contribuiram para o desenvolvimento daquela localidade. A saber: O Sr. Carranca Santos; o Sr. Vasco Santos; o Sr. Castelo Branco (Saiamba); o Sr. Simões, o Sr. Nogueira e por fim o mais conhecido, talvez por ser o último, o Sr. Chefe Mangueicha. Mas havia outros, também eles ilustres no domínio das suas funções, tal como o Sr. Doutor Maia, o Rev. Padre Guilherme e todos os Comerciantes que na Vila ou nos arredores, vulgo (vicandjos), dignificaram a vila de Nova Sintra.
Ao terminar, deixo aqui um pensamento:
ASSIM, FICOU-ME NA MEMÓRIA
UMA VIDA ALI VIVIDA
CURTA NA SUA ESSÊNCIA
QUE O DISTINO MATREIRO
RESOLVEU TRAIR
COMO QUE
ARRANCANDO AS PÉTALAS
DAQUELA QUE FOI
A MAIS BELA FLOR AFRICANA
ATIRANDO-AS PARA CÁ DO OCEANO
CADA UMA À SUA SORTE.
Helder Eduardo Briro Sabino
Elvas,18 de Abril de 2006
Monday, April 10, 2006

O Canto do Reguila