Friday, September 11, 2009

 

Avenida principal de Silva Porto-Bié! O meu Bié que está no coração porque Angola, ESSA, está na Alma.
Numa manhã de Dezembro de 2008, depois de ter visitado o meu Seminário do Sagrado Coração de Jesus, os Maristas, O Pavilhão do Sporting (por fora) pintado de novo - VERDE - claro(!!! ), procurava uma saudosa bica qualquer. Estava ao lado do Hotel Cassoma, lindo de morrer.Vi um Sr. (branco) à porta e pensei: alí há café. Falei com o Sr... Acabado de chegar de Portugal ali se alojara, mas, bica...diz ele, a máquina está lá mas não está ligada. Ora bolas! Então, passava por alí um "Nani em miniatura". Vi aquele LEÂO do BIÉ, e quase pedi um autógrafo. Mas não! Ficamos pela foto. Estava a colocar a minha mão no ombro daquele que me substituiu. Um Bieno Sportinguista. O futuro estava alí! Alô Portugal,Espanha,Inglaterra, Itália, França...Vão ao Bié, eles estão lá, os craques vestidos de verde! Emocionei-me e as lágrimas caíram em "bica"! Aquele jovem, não percebia o misto de dôr e alegria daquele kota que lhe acabava de delegar competências. Viva o Sporting Clube do Bié e....de Portugal. Viva Angola!Viva o Bié! Viva Nova Sintra. Viva o Sporting Clube de Nova Sintra que me fez Campeão em Jrs.
Akelabraçamigo
Com Angola na Alma
E o Bié no Coração,
Helder Eduardo Brito Sabino
(kayno)
Elvas

Sunday, September 06, 2009

 
...Sabem lá o que é a dor!
....Sabem lá o que é a saudade!
....Sabem lá que emoção senti quando deambulava pelas ruas de Nova Sintra-Bié, minha terra-Natal(Dez08) e deparei com esta niveladora aqui prostrada há 33 anos? Crescera-lhe então entrelaçando-se nos seus ferrugentos ferros, um eucalípto!
-Parei, esfreguei os olhos. Estava perante aquela máquina que atrás da qual eu e outros miúdos na casa dos dez anos de idade, corriamos quando o Sr. Xico Folgado com ela trabalhava.Ali jaz!Moribunda. Foram-se embora as pessoas que a conheceram.Os que vieram nunca a tinham visto operacional.Alí ficou!Um montão de ferro a testemunhar um passado que foi vivo e que se a tivessem deixado continuar a sua função, hoje, Nova Sintra e como estava previsto, era uma grande Vila ou pequena Cidade de meter inveja a algumas que eu conheço. Baixei os braços e fiz-lhe uma vénia. Com lágrimas nos olhos.....fui-me embora.
Helder Sabino
(kayno)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?